Custo de produção do milho sobe pelo 8º mês seguido no MT impactado relação de troca e avanço das negociações
![]()
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que o custo do milho para a safra 2021/22 subiu 2,09% ao longo do mês de agosto, a oitava alta consecutiva desde janeiro/21.
Entre os fatores apontados como responsáveis por esta elevação no custeio estão a alta no preço dos insumos, principalmente fertilizantes, e alta de 1,84% no dólar (de julho/21 a agosto/21).
Tudo isso impactou na desaceleração na comercialização do cereal no estado. A safra 21/22 teve o início das negociações mais adiantado entre as últimas safras, influenciado pela relação de troca favorável no início do ciclo. Porém, foi perdendo força com a RT ficando desfavorável para o produtor no decorrer da temporada.
“Assim, foi observado pelo Imea que os cerealistas estão mais cautelosos em suas negociações, aguardando uma melhor oportunidade para travar as suas compras de insumos para o cereal”, aponta a publicação.
0 comentário
Futuros do milho recuam na B3 nesta sexta-feira com mercado esperando entrada maior da safrinha
Brasil fecha junho/26 exportando 17,85% mais milho do que em junho/25
Janela mais curta do milho safrinha e custos elevados aumentam pressão sobre rentabilidade no campo
Abramilho destaca colheita do milho avançando lentamente e alerta para problemas de qualidade do grão
Milho: B3 fecha 5ª feira em queda, enquanto Bolsa de Chicago termina negócios em campo misto
Chicago segue com valorizações para o milho nesta quinta-feira de olho no clima e no USDA