Semana teve pouco avanço de plantio para o milho argentino, mas foi de muita melhora para as condições das lavouras, diz Bolsa de Buenos Aires

Publicado em 04/11/2021 15:16

Logotipo Notícias Agrícolas

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu informe semanal trazendo novas perspectivas para a safra de milho argentina 2021/22.
Os dados levantados pelos técnicos da BCBA apontam que 28,4% dos 7,1 milhões de hectares projetados já foram semeados no país, um avanço de apenas 0,8 pontos percentuais na semana.

“A incorporação das parcelas de milho destinadas ao grão comercial concentrou-se no sul da área agrícola nacional. A melhoria na umidade do solo registrada nos últimos dias, permite consolidar os avanços e manter o estado dos lotes já emergidos.”, aponta a publicação. 

Os técnicos da BCBA destacam que, apesar de alguns relatos de ataques de pragas e doenças, o desenvolvimento das lavouras até aqui é satisfatório e tem sido beneficiado pelas últimas chuvas registradas.

“Os estágios mais avançados do cereal expandem as folhas em boas condições sanitárias. Ataques e indícios de ferrugem nas escoras da lagarta são registrados apenas nas províncias de Santa Fé, Entre Ríos e Buenos Aires. Por outro lado, as chuvas em parte do país melhoram as reservas hídricas dos perfis.”, pontua.

Detalhando as regiões argentinas, o plantio entrou na última semana nos núcleos Norte e Sul. Na zona Centro-Norte de Santa Fé, as chuvas melhoram a umidade dos perfis. Em direção à zona Centro-Leste de Entre Ríos, são detectados ataques específicos de lagartas cortadeiras. 

Já nas províncias de Córdoba e San Luis, restam apenas alguns lotes específicos dos primeiros planos a serem incorporados. Em direção ao sul, nas áreas oeste de Buenos Aires-Norte de La Pampa, a Bacia do Salado e o Centro de Buenos Aires, o trabalho se concentra em pórticos com bons níveis de umidade nos primeiros centímetros do perfil.

Olhando para as condições de cultivo, o relatório aponta que 82% das lavouras estão com avaliações boas ou excelentes, 18% médias e 0% como regulares ou ruins. De acordo com as condições hídricas, 85% das lavouras são consideradas ótimas ou adequadas e 15% com regulares ou secas.

No relatório da semana anterior, esses índices eram de 73% das lavouras boas ou excelentes e 27% médias. Além de  76% das lavouras consideradas ótimas ou adequadas em relação às condições hídricas e 24% com regulares ou secas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário