Ministério da Agricultura da Argentina aponta plantio do milho em 48% e bom estado de conservação

Publicado em 19/11/2021 13:55

Logotipo Notícias Agrícolas

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas atualizando seus dados para a safra de milho 2021/22. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e atingiram os 48% do total.

Este índice avança 5 pontos percentuais com relação à semana anterior, e fica 2 pontos a frente do que era registrado neste período para a safra anterior 2020/21.

“As primeiras parcelas implantadas encontram-se em estádios vegetativos, em geral, em bom estado de conservação graças às últimas chuvas registradas”, destaca o Ministério.

As regiões mais avançadas com os trabalhos são Corrientes (100%), Rosario del Tala (93%), Paraná (91%), Junín (88%), Pahuajó (86%), Tandil e Venado Tuerto (85%), General Madariaga e Pergamino (83%), Marcos Juarez (81%) e Salliqueló e Rafaella (80%).

Por outro lado, as localidades ainda mais atrasadas na semeadura são Stgo. Estero (5%), Avellaneda (16%), San Luis (18%), Bahía Blanca (21%), Laboulaye e San Francisco (20%).

A área total para ser implantada segue projetada em 10,1 milhões de hectares, patamar 4,1% maior do que o registrado na temporada passada 2020/21 que teve 9,7 milhões de hectares e produziu 60,5 milhões de toneladas.

Para a área da delegação de Junín, o Ministério destaca que continua o desenvolvimento em condições boas ou muito boas. “Em geral, é observada em estádios fenológicos entre V4 a V8 dependendo da época de semeadura e tipo de cultivar”.

Na área da delegação Pehuajó, as chuvas do início de outubro restauraram a umidade do solo para que a lavoura esteja em pleno desenvolvimento e sem limitações.

Já para a delegação de Marcos Juárez, o estado das lavouras é bom e a densidade é adequada, embora se observe, em alguns lotes, que a emergência foi irregular, devido a uma umidade de sementeira muito ajustada.

O relatório também destaca que, em grande parte da delegação de Rosario del Tala, os lotes plantados com milho precoce e de primeira classe são apresentados a partir de três folhas desdobradas em V8. “Nos horários de pico apresentam estresse térmico e hídrico, necessitando com urgência de uma boa chuva para continuar seu ciclo e melhorar seu crescimento e desenvolvimento”.

Na delegação Rafaela as precipitações registadas no início do mês variaram entre 40 e 75 mm, e permitiram que o milho continuasse com bom desenvolvimento, conseguindo uma boa estrutura vegetal e respondendo de forma adequada às fertilizações efetuadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário