Bolsa de Buenos Aires aponta plantio do milho em 47,7% na Argentina com áreas tendo boa umidade e outras sofrendo com granizo

Publicado em 16/12/2021 15:13

Logotipo Notícias Agrícolas

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu informe semanal trazendo novas perspectivas para a safra de milho argentina 2021/22. Os dados levantados pelos técnicos da BCBA apontam que 47,7% dos 7,3 milhões de hectares projetados já foram semeados no país, um avanço de 8,2 pontos percentuais na semana.

“Com a incorporação dos primeiros lotes do cereal de verão no norte do país, a semeadura estende-se a toda a área agrícola nacional. A melhora nos níveis de umidade nos primeiros centímetros do perfil, permitiu que a semeadura fosse mais rápida nas províncias de Córdoba, Buenos Aires, Chaco e Santa Fé”, destaca a BCBA.

Por outro lado, a publicação ressalta que, “junto com as chuvas levantadas desde nosso relatório anterior, também ocorreram eventos específicos de granizo que afetaram parcialmente os lotes de cereais na província de Santa Fé. Paralelamente, as tabelas mais avançadas passam por fases de enchimento de grãos, em boas condições sanitárias e potencial de rendimentos perto das médias das últimas campanhas. Paralelamente, a sementeira tardia avança a bom ritmo no centro e sul da área agrícola nacional”.

Ainda detalhando as regiões argentinas, os técnicos da Bolsa relatam que, na zona Centro-Norte de Santa Fé, grande parte das primeiras áreas ultrapassa o período de definição de desempenho em boas condições sanitárias. Nas áreas oeste de Buenos Aires-Norte de La Pampa, a Bacia do Salado e o Centro de Buenos Aires, começamos o levantamento dos primeiros lotes iniciando estágios reprodutivos. 

Em direção à província de Córdoba, as chuvas acumuladas permitem manter os níveis de umidade nos lotes. Em direção à zona Centro-Leste de Entre Ríos, parte das tabelas mantêm uma condição hídrica abaixo do ideal, enquanto continuam a atravessar o período crítico.

condições milho argetina 16-12-21

Olhando para as condições de cultivo, o relatório aponta que 83% das lavouras estão com avaliações boas ou excelentes, 16% como médias e 1% ruim. De acordo com as condições hídricas, 96% das lavouras são consideradas ótimas ou adequadas 3% com regulares ou secas e 1% com excessivas.

No relatório da semana anterior, esses índices eram de 75% das lavouras boas ou excelentes, 24% médias e 1% ruim. Além de 92% das lavouras consideradas ótimas ou adequadas em relação às condições hídricas, 7% com regulares ou secas e 1% com excessivas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário