HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

RS: Colheita do milho avançou para 34% da área cultivada

Publicado em 27/01/2022 17:20 e atualizado em 27/01/2022 18:05

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (27/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o plantio chega a 97% da área total estimada, sendo 34% já está colhido, 13% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 26% em enchimento de grãos e 20% em maturação.

As altas temperaturas e predomínio de tempo seco induziram à rápida maturação. A massa colhida apresentou espigas e grãos de tamanho reduzido, dificultando a operação de separação do restante da planta, necessitando redução de velocidade de deslocamento e maior atenção na plataforma de colheita mecanizada. As lavouras em enchimento de grãos e maturação, que representam 41% da área plantada, apresentam uma rápida senescência das folhas, podendo comprometer a formação final dos grãos.

As lavouras irrigadas ainda apresentam potencial produtivo satisfatório, porém o fornecimento de água não é capaz de reduzir o estresse causado pelas temperaturas noturnas elevadas, que aumentam a respiração das plantas e causam menor acúmulo dos produtos oriundos da fotossíntese. As temperaturas máximas próximas dos 40°C também podem reduzir a duração do ciclo da cultura e afetar a germinação dos grãos de pólen na floração, fatores que podem condicionar a redução da produtividade.

MILHO SILAGEM

A estiagem provocou retardamento na semeadura do milho silagem, repercutindo em atraso na produção de alimentos para o rebanho bovino. As chuvas ocorridas entre 17 e 22 de janeiro permitiram a retomada da semeadura nas principais regiões produtoras no Estado. Estima-se que 70% da área destina a cultura tenha sido implantada.

A colheita já alcançou 48% da área ocupada e a produtividade obtida é 17,5 toneladas por hectare, representando 52% de redução na quantidade inicialmente estimada. A qualidade do material ensilado também está aquém da expectativa inicial, com plantas com folhas mais fibrosas e com proporção de grãos abaixo do ideal.

SOJA

No Estado houve registro de chuvas em vários municípios nos dias 16 e 17/01, que refletiu na queda das temperaturas, porém o quadro não se manteve por muito tempo, com o retorno do calor forte. Os volumes precipitados foram um alento nas lavouras de soja, mas não o suficiente para melhorar a performance do ciclo que avança na fase de enchimento de grãos para 19%, 37% ainda está em floração e 44% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. O plantio chega a 98% da área total estimada para a cultura no Estado.

OLERÍCOLAS

Na região de Pelotas, as altas temperaturas seguem prejudicando os cultivos, principalmente folhosas. Em outros como tomate, pimentão, pepino, abóbora e melancia, ocorrem muitos abortamentos de flores e frutos. Em algumas localidades, os níveis dos reservatórios de água preocupam, pois os olericultores estão tendo que irrigar estas áreas de produção mais frequentemente e com maiores volumes.

Segue ainda normal o abastecimento de hortaliças de produção irrigada, com oscilações de abastecimento conforme a sazonalidade das culturas. Novas áreas de mandioca estão em tratos culturais. Em Rio Grande, permanecem atividades de cura no alho. Destacam-se na região as produções de tomate e pimentão, que abastecem o mercado regional, o de outras regiões e o da Ceasa de Porto Alegre.

FRUTÍCOLAS

Na de Santa Rosa, as condições de alto estresse observadas nas últimas semanas se agravam diariamente, preocupando produtores; é observada a intensa queda de folhas em função da falta de água. Nogueiras em formação do fruto. Banana da variedade BRS Platina em colheita. Melão e melancia não irrigados em colheita, com perdas de 50% em função da falta de chuva e temperaturas elevadas.

Encerrada a colheita de uva, alguns pomares localizados em área pedregosa sofreram com a seca, havendo morte de plantas, que impactará na produção no próximo ano. Citros em fase de formação de frutos e também apresentam dificuldades frente à falta de umidade no solo, e haverá perdas na produção, tanto em tamanho como quantidade de frutos se não chover nas próximas semanas.

PREVISÃO DO TEMPO

A próxima semana terá temperaturas mais amenas no RS. Na quinta-feira (27), o deslocamento da frente fira manterá a condição de chuva em todo Estado, com possibilidade de temporais isolados. Na sexta (28), o ingresso de uma massa de ar seco afastará a nebulosidade da maioria das regiões e apenas nos setores Norte e Leste deverão ocorrer pancadas isoladas de chuva. No sábado (29) e domingo (30), a presença do ar seco manterá o tempo firme, com temperaturas condizentes com o verão, amenas no período noturno e em torno de 30°C durante o dia. Na segunda (31/01) e terça-feira (01/02), o deslocamento de uma nova frente fria no oceano favorecerá a ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões. Na quarta (02/02), a chegada de uma massa de ar seco manterá o tempo firme em todo Estado.

Os volumes esperados deverão oscilar entre 15 e 35 na maioria das regiões e poderão alcançar 50 mm em alguns municípios dos Campos de Cima da Serra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário