Chuva dos últimos 15 dias melhorou qualidade de parte das lavouras de milho da Argentina, aponta Bolsa de Cereais

Publicado em 03/02/2022 17:17 e atualizado em 03/02/2022 18:11

Logotipo Notícias Agrícolas

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu informe semanal trazendo novas perspectivas para a safra de milho argentina 2021/22. Os dados levantados pelos técnicos da BCBA apontam que 99,1% dos 7,3 milhões de hectares projetados já foram semeados no país, um avanço semanal de 4,7 pontos percentuais.

“Nos últimos sete dias, a semeadura do milho destinado ao grão comercial concentrou-se nas regiões norte do país. Os avanços ocorrem nas praças que recuperaram umidade durante o final de janeiro e os primeiros dias de fevereiro”, destaca a BCBA.

A publicação aponta que, na região NOA restam poucas áreas para serem incorporadas na província de Salta. Por outro lado, na zona do NEA, enquanto as praças que passam pelas fases de expansão foliar são pesquisadas, o plantio está em seu trecho final. 

milho precoce em Rafaele - Santa Fé na Argetnina - BCBA
Milho precoce em Rafaela, na província de Santa Fé na Argetnina - BCBA

Já nas áreas ocidentais de Buenos Aires-norte de La Pampa, Cuenca del Salado e Centro de Buenos Aires, parte dos setores com excesso de água se recuperou durante a última semana. Para a província de Córdoba, as plantações tardias mantêm boas condições no sul e leste da província, mas são necessárias novas chuvas nos departamentos do norte para sustentar as expectativas de rendimento.

Olhando para as condições de cultivo, o relatório aponta que 28% das lavouras estão com avaliações boas ou excelentes, 44% como médias e 28% ruim. De acordo com as condições hídricas, 73% das lavouras são consideradas ótimas ou adequadas, 26% com regulares ou secas e 1% como em excesso.

qualidade das lavouras de milho na Argetnina - BCBA - 03 de fevereiro 22

“28% dos lotes de milho destinados ao grão comercial mantêm uma condição de safra regular/ruim. Grande parte dessas tabelas correspondem às primeiras abordagens ao cereal. Por outro lado, 79% dos lotes de final de temporada e segunda ocupação apresentam condições hídricas ótimas/adequadas, em função das chuvas dos últimos quinze dias”, explicam os técnicos da BCBA.

No relatório da semana anterior, esses índices eram de 32% das lavouras boas ou excelentes, 40% médias e 28% ruins. Além de 69% das lavouras consideradas ótimas ou adequadas em relação às condições hídricas, 28% com regulares ou secas e 3% com excesso de umidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário