Bolsa de Buenos Aires indica baixa produtividade nas primeiras colheitas da Argentina, mas melhora das lavouras tardias

Publicado em 24/02/2022 15:50

Logotipo Notícias Agrícolas

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu informe semanal trazendo novas perspectivas para a safra de milho argentina 2021/22. Os dados levantados pelos técnicos da BCBA apontam que 3,2% das lavouras do país já foram colhidas e continuam apresentando o impacto do estresse hídrico de janeiro. 

“A média nacional de rendimento médio baixo de 81,5 sacas por hectare. Isso se deve ao fato de a colheita ter começado em lotes que foram entregues com antecedência, em função do impacto da estiagem nas semeaduras antecipadas”, destaca a BCBA.

Ao mesmo tempo, “as chuvas acumuladas na última semana repõem a umidade em grandes setores do centro e sul da área agrícola nacional, em regiões que concentram uma área significativa de plantios tardios que passam por fases críticas”.

milho tardio enchendo grão em corboda argentina 24 de fevereiro 2022
Milho tardio enchendo grão em Corboda na Argentina

Com isso, a projeção de produção para a safra 21/22 é mantida em 51 milhões de toneladas, mesmo número divulgado nas duas semanas anteriores quando houve redução das 57 milhões esperadas inicialmente. O patamar ainda é 1,5% menor do que as 52,5 milhões de toneladas da safra passada.

A publicação aponta que, a colheita avança principalmente em Córdoba, Santa Fe e setores de Entre Ríos. “Os primeiros rendimentos coletados em média bem abaixo da média histórica para cada região e isso porque os primeiros talhões entregues são os que mais sofreram com a seca e insolação em suas fases críticas”. 

Olhando para as condições de cultivo, o relatório aponta que 21% das lavouras estão com avaliações boas ou excelentes, 51% como médias e 28% ruim. De acordo com as condições hídricas, 67% das lavouras são consideradas ótimas ou adequadas e 33% com regulares.

condições da lavouras milho argentina bcba 24 de fevereiro 2022

“foi registrada a passagem de uma grande frente de tempestade, que trouxe umidade abundante para grandes setores do centro e sul da região agrícola, onde grande número de lotes atrasados ainda se encontram em estágios críticos. Até o momento, estima-se que 1,5 MHa de milho estejam atualmente no estágio crítico de floração (R1) e que outros 2,2 MHa passarão por esse estágio nas próximas semanas. Grande parte dessa área se beneficiará não apenas da recente frente de tempestade, mas também da previsão de chuva para os próximos dias”, alertam os técnicos da BCBA.

No relatório da semana anterior, esses índices eram de 19% das lavouras boas ou excelentes, 55% médias e 26% ruins. Além de 72% das lavouras consideradas ótimas ou adequadas em relação às condições hídricas e 28% com regulares ou secas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário