Bolsa de Cereais aponta colheita do milho em 5,7% na Argentina com melhora na condição das lavouras

Publicado em 10/03/2022 17:36

Logotipo Notícias Agrícolas

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu informe semanal trazendo novas perspectivas para a safra de milho argentina 2021/22. Os dados levantados pelos técnicos da BCBA apontam que 5,7% das lavouras do país já foram colhidas.

“As produtividades registradas continuam abaixo das expectativas iniciais nas províncias de Córdoba e Santa Fé e se essa tendência continuar pode ter um impacto negativo na projeção de produção, que até o momento permanece em 51 milhões de toneladas”, destaca a BCBA.

Lote de milho precoce com bom potencial produtivo plantado em 10 de outubro em Buenos Aires

Para a província de Córdoba, os plantios tardios e a segunda ocupação mantêm as expectativas de rendimento próximas às médias das últimas campanhas. Nos Núcleos Norte e Sul, a colheita de cereais continua a registar produtividades muito aquém do potencial produtivo destas regiões. Na zona NEA, as chuvas começaram a melhorar a condição hídrica e o cultivo das culturas de cereais de verão. Na zona oeste de Buenos Aires-norte de La Pampa, começou a coleta dos primeiros lotes.

Olhando para as condições de cultivo, o relatório aponta que 25% das lavouras estão com avaliações boas ou excelentes, 52% como médias e 23% ruim. De acordo com as condições hídricas, 77% das lavouras são consideradas ótimas ou adequadas, 22% como regulares e 1% como em excesso.

qualidade das lavouras de milho Argentina BCBA 10 de março 22

“As chuvas registradas durante a primeira parte de março melhoram as reservas de água dos campos de cereais. 77% dos lotes de milho destinados ao grão comercial mantêm uma condição hídrica Adequada/Ótima. Por outro lado, 40% dos lotes de final de temporada e segunda ocupação apresentam condição de safra Excelente/Boa. Paralelamente, as chuvas também aumentam os níveis de umidade dos grãos e atrasam a colheita no centro da área agrícola nacional. A colheita deve acelerar nas próximas semanas”, alertam os técnicos da BCBA.

No relatório da semana anterior, esses índices eram de 21% das lavouras boas ou excelentes, 53% médias e 26% ruins. Além de 72% das lavouras consideradas ótimas ou adequadas em relação às condições hídricas, 27% como regulares ou secas e 1% como em excesso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário