Plantio da safrinha vai a 99% no Paraná, enquanto colheita da safra verão segue em 89%, aponta Deral
![]()
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que 89% das lavouras da primeira safra já foram colhidas. Enquanto isso, 98% das áreas já avançaram para a fase de maturação e 2% ainda estão em frutificação.
As regiões que ainda não terminaram a colheita são Apucarana (90%), Campo Mourão (88%), Cascavel (94%), Cornélio Procópio (75%), Curitiba (73%), Guarapuava (92%), Jacarezinho (84%), Londrina (70%), Pato Branco (93%), Pitanga (92%), Ponta Grossa (95%) e União da Vitória (65%).
Sobre as condições de avaliação das lavouras, 53% foram avaliadas como boas, 33% como médias e os 14% restantes com ruins. A área total prevista no estado é de 433.371 hectares.
Para esta safra verão, o Deral estimava uma produção total de 4,112 milhões de toneladas com as produtividades retomando os patamares de 166 sacas por hectare. Porém, após um longo período sem chuvas, o departamento revisou sua projeção para 40% a menos.
Ao mesmo tempo, o reporte desta semana mostra que as atividades de plantio da segunda safra de milho avançando no Paraná, com 99% dos 2,632 milhões previstos para o estado.
As localidades que ainda seguem avançando com a semeadura são Campo Mourão (99%), Ivaiporã (94%), Londrina (98%), Maringá (99%) e Paranavaí (90%).
Até a última segunda-feira (04), 8% das lavouras já haviam avançado para frutificação, 21% estavam em floração, 69% em descanso vegetativo e os 2% restantes ainda em germinação. A avaliação da qualidade das plantas está em 96% boas e 4% em médias.
0 comentário
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado
Milho sente pressão do petróleo e fecha segunda-feira caindo até 1,2% em Chicago
Brasil exportou 14% mais milho por dia em março/26 do que o registrado em março/25
Cotações do milho em Chicago recuam nesta segunda-feira após adiamento dos ataques dos EUA no Irã
AgRural: Com janela fechada, plantio da safrinha de milho chega a 97% no Centro-Sul