HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Índice de lavouras de milho boas cai no Paraná com destaque para a cigarrinha e o enfezamento

Publicado em 07/06/2022 15:01

Logotipo Notícias Agrícolas

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.    

O relatório semanal apontou que 26% das lavouras de segunda safra já entraram em fase de maturação, enquanto 64% estão em frutificação, 9% em floração e 1% segue em descanso vegetativo.   

Algumas regiões já iniciaram a colheita da safrinha, mas em uma área que ainda não corresponde à 1% do total semeado de 2.732.678 hectares. Ponta Grossa já colheu 4% do seu total, enquanto Campo Mourão, Cascavel e Maringá colheram 1%.  

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 80% das lavouras como em boas condições, 17% em médias e apenas 3% em ruins.   

As regionais com mais reportes de lavouras em condições ruins são Laranjeiras do Sul (10%), Cascavel (9%), Toledo (8%), Umuarama e Francisco Beltrão (5%) e Campo Mourão (1%).  

Os técnicos do Deral destacam que na região de Cascavel, “as culturas de milho encontram-se em fase final de ciclo e colheita, com relatos de possível redução de produtividade e qualidade devido às intempéries ocorridas, como geada e excesso de umidade, e ao ataque de pragas e doenças, com destaque para o inseto vetor “cigarrinha-do-milho” e a incidência de enfezamento”. 

A publicação também destaca lavouras apresentando sintomas de enzamentos nas regionais de Cianorte e Pato Branco, onde os produtores mencionam a presença de cigarrinha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário