HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho vai à 45% no Paraná e produtividades seguem afetadas pelo enfezamento, diz Deral

Publicado em 26/07/2022 14:56

Logotipo Notícias Agrícolas

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.           

O relatório semanal apontou que 45% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 87% da área está em maturação e os 13% restantes seguem em frutificação.     

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 70% das lavouras como em boas condições, 23% em médias e 7% em ruins.        

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que a maioria das áreas de milho estão em maturação na região Norte, com a colheita avançando de forma lenta devido a alta umidade dos grãos. “De maneira geral, as produtividades têm ficado dentro das expectativas iniciais, assim como a qualidade do produto”. 

Nas regionais Oeste e Centro-Oeste o baixo volume de chuvas tem favorecido a colheita do milho, mas a produtividade e qualidade dos grãos apresentam grande variação devido as intempéries durante o desenvolvimento da cultura.  

A colheita começa a ganhar ritmo na Região Noroeste, apesar da umidade dos grãos, enquanto as perdas de produção vão se confirmando. “As produtividades estão abaixo de 66,66 sc/ha devido ao ataque de cigarrinhas”. 

Outra região que registra colheita lenta e queda de produtividade é a Sul, em função dos danos de cigarrinha e das geadas, inclusive com áreas totalmente perdidas ou que estão sendo destinadas à produção de silagem. 

A Região Sudoeste deve concluir a colheita da safrinha nas próximas semanas, mas conforme os trabalhos avançam, há declínio de produtividade decorrente do ataque intenso de cigarrinhas e consequente enfezamento. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário