Milho: USDA anuncia nova venda para China e BR ainda não tem navios nomeados para a nação asiática

Publicado em 09/08/2022 10:28

Logotipo Notícias Agrícolas

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de milho para a China nesta terça-feira (9). Foram 133 mil toneladas e o volume é todo da safra 2022/23. 

Esta é a segunda venda anunciada dos americanos para a nação asiática nesta semana, mesmo depois de todas as especulações sobre um novo abalo nas relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo desde que a democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, visitou a ilha de Taiwan. 

Além disso, apesar do avanço das tratativas, ainda não há no lineup da semana nenhum navio de milho do Brasil nomeado para a China. 

"O prazo para cadastramento das empresas autorizadas será até a próxima semana. Traders de milho comentam que se a China demorar muito para iniciar as compras de milho no Brasil, o programa desse ano será pequeno, talvez 2 milhões de toneladas", explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities.

Mais do que isso, ele relata ainda que a China tem apenas três milhões de toneladas compradas de milho neste momento, bem menos do que no mesmo período da temporada anterior, quando o volume chegava a 16 milhões de toneladas. No entanto, ele destaca ainda as condições de clima adverso no país agora, o qe poderia "ser um fator decisivo para dar tração às suas compras de milho".

Além dessa condição, Vanin destaca outras duas variáveis que poderiam justificar o montante menor de compras pelos chineses até agora. 

"Poderia citar duas diferenças: 1) a arbitragem contra o milho importado ainda não se mostra viável e; 2) a margem do setor industrial na China está negativa. A relação preço do amido-preço do milho está em 1,13 – o lucro começa acima de 1,5. O setor industrial está trabalhando com capacidade abaixo de 50%, setor que consome 80 milhões de toneladas por ano", diz. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário