HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Imea amplia estimativa de área plantada para milho 22/23 e MT deve ter recorde de produção

Publicado em 08/11/2022 13:38

Logotipo Notícias Agrícolas

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a estimativa para a safra de milho 2022/23. 

Em seu terceiro levantamento deste tipo para o ciclo, o Instituto aumentou em 1,95% a estimativa de área plantada, totalizando 7,42 milhões de hectares. O destaque é a região Norte do estado, que apresentou o maio aumento (4,88%). Já na comparação com a safra 21/22, o crescimento de semeadura deve ser de 3,78%. 

De acordo com os técnicos do Imea, este crescimento é “pautado pelos altos patamares do preço do cereal no mercado externo. Além disso, a abertura de uma nova usina de etanol e a expansão da capacidade de moagem de algumas plantas industriais já instaladas no estado, devem estimular ainda mais a demanda pelo cereal, e consequentemente, as intenções de plantio do milho para o ciclo futuro no estado”. 

O relatório ainda manteve inalterada a projeção de produtividade média em 104,29 sacas por hectare, o que deve resultar em uma produção total de 46,41 milhões de toneladas, um novo recorde para a segunda safra de milho no Mato Grosso. 

expectativa plantio milho mt imea

Comercialização 

O Imea também atualizou a comercialização do milho da safra 2021/22 para 83,58%, um avanço de 5,10 pontos percentuais ao longo do último mês. “O avanço se deu pela aproximação da colheita da soja no estado e a necessidade em abrir espaço nos armazéns. Além disso, outro fator positivo, foi a valorização na cotação”. 

O preço médio para esta comercialização no estado ficou estimado em R$ 67,27 por saca para o mês de outubro de 2022. 

As vendas da temporada 2022/23 também registraram avanço de 2,32 pontos percentuais, ficando com 18,81% da produção já negociada, com preços médios de R$ 68,28 por saca em outubro de 2022. “A alta dos preços internacionais, também contribuiu para preços mais atrativos na safra futura, o que possibilitou um avanço”. 

comercialização milho mt imea
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário