HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Restam apenas 2% do milho verão para serem plantados no Paraná

Publicado em 22/11/2022 17:07 e atualizado em 22/11/2022 17:41

Logotipo Notícias Agrícolas

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.                         

O relatório semanal apontou que, 98% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (21). Deste total, 3% ainda estão em germinação, 95% avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo e 2% já chegaram à floração. 

As regiões que ainda não terminaram a semeadura são Curitiba (85%), Ivaiporã e União da Vitória (95%). 

Olhando para as condições das lavouras, o Deral classifica 85% delas como em boas condições, 14% como médias e 1% como ruins.   

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam, O que o milho apresenta boas condições, beneficiado pelas condições climáticas favoráveis até o momento na região Norte. “Os produtores seguem fazendo o manejo com defensivos contra pragas e doenças”. 

Enquanto isso, o plantio do milho deve ser finalizado nos próximos dias nas regiões Oeste e Centro-Oeste. “O excesso de chuvas, além de provocar o encrostamento da camada superficial do solo, o que dificulta a germinação, também atrasou o desenvolvimento inicial das plantas. Em algumas áreas foi necessário o replantio. Apesar desse cenário, o clima da última da semana favoreceu a retomada do desenvolvimento das culturas”.  

Na região Noroeste do estado o milho de primeira safra está se desenvolvendo bem.  

As atividades de plantio de milho se intensificaram nos últimos dias, e as boas condições climáticas favoreceram a germinação e o desenvolvimento das culturas já implantadas na região Sul, embora ainda estejam um pouco atrasadas no seu desenvolvimento. 

“Apesar de ser a cultura com as melhores condições, o milho apresenta baixo desenvolvimento com algumas áreas com plantas amareladas”, detalha o relatório. 

Por fim, as lavouras de milho semeadas mais cedo estão em fase de floração na região Sudeste e, no momento, a atenção dos produtores está voltada ao controle de tripes e cigarrinhas, que têm atacado a cultura. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário