Plantio do milho avança para 42% na Argentina e condição das lavouras melhora, mas já há diminuição no potencial

Publicado em 15/12/2022 16:04

Logotipo Notícias Agrícolas

Nesta quinta-feira (15), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que o plantio avançou 9,9 pontos percentuais na semana e atingiu 42,6% da projeção de 7,3 milhões de hectares.        

“Durante a última semana, a semeadura de lotes de milho destinados ao grão comercial concentrou-se nas províncias de Córdoba, Buenos Aires e Santa Fé. As chuvas que vêm aliviando parte da área agrícola permitem melhorar as condições para a incorporação de plantios tardios do cereal”.       

A publicação destaca ainda que, enquanto os avanços na semeadura dos plantios tardios se consolidam, os lotes iniciais no centro da área agrícola começam a passar pelo período crítico. “Depois das chuvas relatadas até agora em dezembro, o estado dessas lavouras é muito heterogêneo. As parcelas mais afetadas continuam sendo registradas na província de Santa Fé, onde se observam plantas com sinais de estresse hídrico e baixa estatura. Enquanto no sul da província de Buenos Aires, o cereal mantém muito boas condições de cultivo e excelentes condições sanitárias”. 

Olhando para as províncias de Córdoba e San Luis, os técnicos da BCBA apontam que seguem os trabalhos com aplicação de nitrogenados, enquanto as áreas centro-leste de Entre Ríos e centro-norte de Santa Fé registraram chuvas que melhoraram o estado hídrico dos campos, mas ainda não o suficiente para evitar a queda no potencial produtivo. 

No momento, os técnicos da BCBA classificam as lavouras de milho da Argentina com 18% em condições boas ou excelentes, 59% normais e 23% regulares ou ruins. Além disso, 72% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 28% regular ou seca.   

Na semana passada, esses índices eram de 18% boas ou excelentes, 56% médias e 26% ruins. Do lado das condições hídricas, 67% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 33% com regulares ou secas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário