HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da safrinha de milho chega à 1% no Paraná

Publicado em 10/01/2023 15:06

Logotipo Notícias Agrícolas

Iniciado, ainda de maneira tímida na virada do ano, o plantio da segunda safra de milho chegou ao patamar de 1% do total estimado para o estado nesta última semana, de acordo com o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná. 

O levantamento indica que foram semeadas lavouras nas regiões de Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava e Pato Branco, totalizando 13.283 hectares dos 2.643.860 esperados para o ciclo. Até aqui, 100% da área está em boas condições com 29% das plantas já em descanso vegetativo e os 71% restantes ainda em germinação. 

evolução do planto de milho safrinha no PR

Ao mesmo tempo, segue o acompanhamento da safra de verão, que já tem 8% das lavouras em fase de maturação, 47% em frutificação, 32% em floração e 13% ainda em descanso vegetativo. Quanto a qualidade das lavouras, 79% foram avaliadas como boas, 18% como médias e 3% como ruins, mesmos patamares da semana anterior. 

Leia mais:

+ Adapar indica aumento da população de cigarrinhas do milho a partir de dezembro/22 no Oeste do Paraná

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de milho estão em fase reprodutiva e apresentam boa sanidade nas regionais Norte e Centro-Oeste. “Apesar das temperaturas atípicas, as culturas seguem com com desenvolvimento e a boa umidade do solo beneficia as lavouras que estão em frutificação, auxiliando na formação de grãos”. 

Na região Oeste, a volta das chuvas restabeleceu o ânimo dos produtores, ainda que muitas lavouras de soja e milho tenham perdas significativas face às poucas chuvas e altas temperaturas de dezembro. “Estimam-se perdas de produção para estas culturas, visto que as áreas semeadas mais precocemente passaram por escassez hídrica em sua fase mais crítica, durante boa parte do período reprodutivo, no qual se encontra a maioria das lavouras atualmente”, afirma o Deral. 

No Noroeste as áreas de milho primeira safra apresentam bom desenvolvimento e a expectativa também é de boa produtividade para o milho da região Sul, apesar do registro de queda de granizo pontualmente. 

Por fim, a região Sudoeste deve ter produtividade média do milho abaixo da estimativa inicial, especialmente nas lavouras semeadas no final de setembro e início de outubro. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário