HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho chega em 1% no Paraná, enquanto plantio da safrinha vai para 3%, relata Deral

Publicado em 31/01/2023 15:39

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.  

De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho avançou para 3% do total estimado, com 30% das lavouras já em descanso vegetativo e 70% ainda em germinação.  

O plantio está mais avançado nas regionais de União da Vitória (80%), Irati (60%), Guarapuava (45%), Francisco Beltrão e Pato Branco (15%), Ponta Grossa (5%), Toledo (4%), Campo Mourão, Cascavel e Umuarama (1%). 

Os técnicos do Deral classificam 100% das lavouras como em boas condições. 

Já nas áreas da primeira safra, 1% do total foi colhido até o momento, enquanto 31% estão em maturação, 52% em frutificação, 12% em floração e os 5% restantes em descanso vegetativo.  

As regiões mais adiantadas na colheita são Francisco Beltrão (20%), Campo Mourão e Pato Branco (3%). A classificação das condições destas lavouras são 80% boas, 17% médias e 3% ruins. 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a cultura do milho de verão segue com predomínio de áreas em frutificação, com algumas em início de maturação na região Norte. “As lavouras, no geral, apresentam boas condições de desenvolvimento e sanidade”. 

Enquanto isso, houve um aumento percentual das áreas de milho em maturação na região Noroeste. “Até o momento, foram poucas as ocorrências de cigarrinha na cultura”. 

As áreas de milho já colhidas nas regiões Oeste e Sudoeste apresentaram perdas de produtividade. Ao mesmo tempo, o plantio da segunda safra avança, mas os atrasos da primeira safra trazem implicações para a safrinha. “Muitos produtores acabaram optando por plantar feijão em vez de milho, devido ao período maior de zoneamento”. 

Outra região que segue com colheita de milho é a Centro-Oeste, onde a produtividade está dentro da estimativa inicial e as áreas que ainda não atingiram a maturação também apresentam bom desenvolvimento. 

Por fim, na região Sul, as lavouras de milho estão em maturação e devem ser colhidas em breve. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário