Chuvas seguem melhorando qualidade do milho na Argentina e BCBA destaca bom potencial das áreas tardias

Publicado em 02/02/2023 15:55
Bolsa de Cereais aponta que lavouras plantadas primeiro devem concentrar perdas de produtividade

Logotipo Notícias Agrícolas

Nesta quinta-feira (02), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que as últimas chuvas registradas ajudaram ao plantio da safra avançar para 96,5% dos 7,1 milhões de hectares projetados.  

“Desde o relatório anterior, a incorporação de lavouras de milho destinados ao grão comercial concentrou-se no norte da área agrícola nacional. As chuvas registadas durante o corrente ano melhoram tanto a umidade para continuar com os trabalhos de semeadura, como o estado das áreas tardias do cereal que começaram a entrar no período de definição do rendimento”.  

lavoura de milho argentina bcba Carlos Tejedor
Lavoura de milho tardio expandindo folhas em Carlos Tejedor - Argentina

No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 22% em condições boas ou excelentes, 46% normais e 32% regulares ou ruins. Além disso, 56% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 44% regular ou seca.   

Na semana passada, esses índices eram de 12% boas ou excelentes, 49% médias e 39% ruins. Do lado das condições hídricas, 51% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 49% com regulares ou secas.     

condições do milho argentina 02 de fevereiro 2023 bcba

A publicação destaca que, apesar das condições ruins vividas por grande parte dos primeiros plantios do cereal, as áreas mais tardias mantêm boas expectativas de rendimento. 

“Grande parte dessas lavouras começou a passar pelos primeiros estágios reprodutivos com reservas hídricas renovadas no oeste da área agrícola. Paralelamente, a saúde dessas praças é boa, relatando apenas problemas com lagarta-do-cartucho e ferrugem em setores específicos”, explica a BCBA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário