HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho no Paraná encontra perdas nas regiões Oeste e Sudoeste, mas bons rendimentos no Sul, diz Deral

Publicado em 14/02/2023 15:04

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.   

De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho avançou para 12% do total estimado, com 26% das lavouras já em descanso vegetativo e 74% ainda em germinação.   

O plantio está mais avançado nas regionais de União da Vitória (100%), Irati (85%), Pato Branco (80%), Guarapuava (70%), Francisco Beltrão (30%), Toledo (28%), Pitanga e Ponta Grossa (20%). 

Os técnicos do Deral classificam 100% das lavouras como em boas condições.  

plantio safrinha milho parana 14fev23 deral

Já nas áreas da primeira safra, 7% do total foi colhido até o momento, enquanto 43% estão em maturação, 52% em frutificação, 3% em floração e os 2% restantes em descanso vegetativo.   

Das lavouras ainda em campo, 83% estão classificadas como em boas condições, 15% em médias e 2% tiveram avaliação ruim. 

As regiões mais adiantadas na colheita são Francisco Beltrão (80%), Paranaguá (25%), Umuarama (20%), Pato Branco (15%) e Campo Mourão (15%). 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a primeira safra de milho está na fase final de frutificação, avançando para maturação, e começando a colheita em algumas partes das regiões Norte e Centro-Oeste. 

Há relatos de perdas na produtividade do milho verão nas regiões Oeste e Sudoeste, enquanto o plantio da safrinha também está sendo realizado. “Atualmente, há umidade suficiente para o plantio, mas a região precisa de chuvas nos próximos dias para otimizar o desenvolvimento das culturas”, diz o relatório. 

Na região Sul, a colheita começou em algumas áreas com resultados surpreendentes. “Esperava-se que o excesso de chuvas e as temperaturas abaixo da média afetassem o desenvolvimento das lavouras, porém as produtividades estão acima do esperado”, destaca. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário