HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com plantio de milho mais lento dos últimos 7 anos, Deral espera redução de área em algumas regiões do Paraná

Publicado em 14/03/2023 14:59

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.     

De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho avançou para 61% do total estimado, com 57% das lavouras já em descanso vegetativo e 43% ainda em germinação.     

Os técnicos do Deral classificam 99% das lavouras como em boas condições e 1% das lavouras em médias.    

Em entrevista à Agência Reuters, o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, destacou o atraso no plantio do milho no estado, que já faz desta a safra mais atrasada dos últimos sete anos. 

“Esta semana evoluiu bem, principalmente dadas as circunstâncias, ainda tivemos dias recorrentes com chuvas e, apesar disso, o plantio passou de 37% para 61%. Está se concretizando um plantio atrasado de qualquer forma, mas não dá pra não levar em consideração que tivemos evolução boa baseada em só dois dias de sol e um pouco menos de chuvas em relação a semanas anteriores”, disse. 

A expectativa do Deral para esta safrinha de 2023 é de um plantio de 2,636 milhões de hectares e uma colheita de  

Já nas áreas da primeira safra, 43% do total foi colhido até o momento, enquanto 80% estão em maturação e 20% seguem em frutificação. Das lavouras ainda em campo, 83% estão classificadas como em boas condições, 16% em médias e 1% tive avaliação ruim.   

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que o milho 1ª safra segue em maturação nas regiões Norte e Centro-Oeste, com poucas áreas colhidas. Já o plantio do milho 2ª safra está atrasado, também devido ao atraso na colheita da soja.  

“Em alguns municípios, os produtores estão fazendo o plantio mesmo fora do zoneamento, pois já haviam feito suas compras de insumos. Porém, especialmente devido à restrição de cobertura das seguradoras, alguns produtores devem efetuar o plantio de trigo como alternativa”, aponta o relatório. 

Na região Noroeste, a colheita da safra de verão deve ser finalizada nos próximos dias, enquanto a semeadura da safrinha está lenta devido às condições climáticas das últimas semanas. 

A melhoria parcial do tempo permitiu o seguimento da colheita de milho na região Sul, com os trabalhos se encaminhando para o final. Por outro lado, ainda restam áreas para serem plantadas na segunda safra e alguns municípios podem ter queda nas áreas destinadas a cultura. 

Por fim, os produtores das regiões Oeste e Sudoeste estão aguardando uma melhora nas condições de umidade para concluir a colheita do milho, enquanto a safrinha já está praticamente toda semeada.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário