HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas da última semana ajudaram desenvolvimento do milho no Paraná, relata Deral

Publicado em 18/04/2023 14:46

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.       

De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho se divide entre 3% das áreas já em frutificação, 11% em floração e os 86% restantes em descanso vegetativo.      

Os técnicos do Deral classificam 97% das lavouras como em boas condições e 3% das lavouras em médias.      

Já nas áreas da primeira safra, 82% do total foi colhido até o momento, enquanto 98% estão em maturação e 2% seguem em frutificação. Das lavouras ainda em campo, 84% estão classificadas como em boas condições e 16% em médias.     

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de milho segunda safra estão com bom desenvolvimento na região Norte, onde os produtores estão realizando os tratos culturais e as aplicações de defensivos. 

“Havia a necessidade de chuvas para melhorar o estado geral da cultura, que em grande parte passou dias sem ocorrência de precipitações significativas. Porém, as precipitações ocorridas no fim de semana melhoraram as condições das lavouras”, destaca o relatório. 

Nas regiões Noroeste e Centro-Oeste a colheita da primeira safra está chegando ao fim com produtividades dentro da estimativa inicial. Já o plantio da safrinha, está encerrado e a cultura vem apresentando bom desenvolvimento vegetativo. 

O clima favorável para a safrinha também se faz presente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde as lavouras se encontram em ótimas condições de desenvolvimento, avançando para o estágio de florescimento. 

“A ocorrência de chuvas na semana foi essencial para a manutenção do bom desenvolvimento da cultura, aliviando a pressão do stress hídrico que já se observava nas lavouras”, relata o Deral. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário