HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva dos últimos dias ajuda desenvolvimento do milho safrinha no Paraná, aponta Deral

Publicado em 25/04/2023 15:52

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.        

De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho se divide entre 7% das áreas já em frutificação, 18% em floração e os 75% restantes em descanso vegetativo.       

Os técnicos do Deral classificam 95% das lavouras como em boas condições e 5% das lavouras em médias.       

Já nas áreas da primeira safra, 87% do total foi colhido até o momento, enquanto 99% estão em maturação e 1% segue em frutificação. Das lavouras ainda em campo, 84% estão classificadas como em boas condições e 16% em médias.      

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as chuvas da região Norte beneficiaram as áreas de milho que precisavam de umidade. Enquanto isso, a comercialização do milho verão está com problemas devido aos preços baixos do momento. 

Outra região beneficiada pela chuva foi a Noroeste, que normalizou as áreas de milho, com exceção das localidades que sofreram com falta de precipitações entre fevereiro e março. 

A colheita do milho verão está perto do fim e com produtividades dentro da estimativa inicial nas regiões Oeste e Centro-Oeste, enquanto o clima beneficia o milho safrinha. “Devido à fase reprodutiva, é importante garantir o suprimento adequando de água nesse momento”, desta a publicação”. 

Já a região Sudoeste se encaminha para o final da colheita de primeira safra com produtividades abaixo da estimativa inicial, mas com lavouras de safrinha também com bom desenvolvimento e perspectivas de bom desenvolvimento. 

Por fim, na região Sul, a colheita foi interrompida pelas condições climáticas, mas a baixa produtividade das áreas mais tardias chama a atenção. Ao mesmo tempo, “boa parte das lavouras da segunda safra de milho encontra-se em fase reprodutiva e com as previsões de chuvas regulares daqui para frente, a tendência é de uma boa safra”, aponta o Deral. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário