HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Primeiras lavouras de milho entram em maturação no Paraná com boas condições de campo, indica Deral

Publicado em 16/05/2023 14:46

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.         

De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho já tem 1% das lavouras em maturação, 30% em frutificação, 36% em floração e 33% ainda em descanso vegetativo. 

Os técnicos do Deral classificam 92% das lavouras como em boas condições e 8% das lavouras em médias.      

As regionais com mais lavouras em maturação são Francisco Beltrão (25%), União da Vitória (20%), Irati e Pato Branco (10%) e Guarapuava (5%). As mais atrasadas, com mais áreas ainda em descanso vegetativo são Ivaiporã (80%), Cornélio Procópio (73%) e Apucarana (60%).    

Já nas áreas da primeira safra, 96% do total foi colhido até o momento, enquanto todo o restante está em maturação. Das lavouras ainda em campo, 82% estão classificadas como em boas condições e 18% em médias.       

As áreas que ainda não finalizaram a colheita são Irati e Ponta Grossa (99%), Guarapuava (98%), Curitiba (85%) e União da Vitória (73%). 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a safrinha está em desenvolvimento vegetativo e início de floração, com lavouras em boas condições, na região Norte.  

As regiões Noroeste e Centro-Oeste também apresentam bom desenvolvimento vegetativo devido as boas condições climáticas, com noites frias e dias quentes. 

As lavouras de milho estão em fase de floração e com condições boas nas regionais Oeste e Sudoeste do estado. 

Já na região Sul, as lavouras estão em fase reprodutiva e já sofrendo forte ataque de cigarrinhas, o que pode comprometer parte da produção. Além disso, há relatos de falta de umidade no solo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário