HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Falta de chuvas começa a preocupar desenvolvimento do milho no Paraná, relata Deral

Publicado em 23/05/2023 16:28

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.          

De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho já tem 2% das lavouras em maturação, 39% em frutificação, 37% em floração e 22% ainda em descanso vegetativo.  

Os técnicos do Deral classificam 91% das lavouras como em boas condições e 9% das lavouras em médias.       

Já nas áreas da primeira safra, 98% do total foi colhido até o momento, enquanto todo o restante está em maturação. Das lavouras ainda em campo, 80% estão classificadas como em boas condições e 20% em médias.        

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que 20% das lavouras da safrinha entraram em frutificação na região Norte, que apresenta dificuldades na comercialização do milho verão devido aos preços regionais após a colheita. 

As lavouras das regiões Noroeste e Centro-Oeste ainda estão em fases que requerem umidade para completar o ciclo de desenvolvimento vegetativo, florescimento e frutificação. “Já foram registradas perdas em lavouras de milho cultivadas em solos mais arenosos”, destaca o Deral. 

Já nas regiões Oeste e Sudoeste, a última semana de temperaturas amenas, com variações significativas ao longo do dia, permitiu bom desenvolvimento para as lavouras de milho. Porém, os técnicos apontam que, as previsões de pouca chuva para os próximos dias estão gerando preocupação. 

O não registro de chuvas significativas na última semana também afetou as lavouras de milho da região Sul, onde o solo seco está prejudicando as culturas de segunda safra, especialmente o milho que está em fase de formação de grãos.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luiz Fernando Ehlers Cidade Gauchá - PR

    Noroeste do Paraná a mais de 30 dias sem chuva

    1
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Algumas regiões do Oeste do Paraná e leste do Paraguay também.

      1
    • Edmilson Lima Pompeu Maringá - PR

      É normal nessa época do ano Outono Inverno, se chover pode gear..

      1
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Vamos deixar de escutar meteorologistas e voltar as tradições celticas e caboclos: só ocorre geadas, nessa epóca na lua cheia ou nova. Olhem a fase da lua, os meteorologistas deizem que não tem baixas temperaturas nessa lua.........Sei não, tambem acho que não, mas alé de agronomo, sou também caboclo

      1
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Verdade, perigo de ocorrer geadas sempre foi durante a lua cheia.., matadeira de verdade!!

      2
    • Alvaro Andrade Biollo Maringa - PR

      Finalmente choveu ontem em Maringá 25 mm

      0