HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva dos últimos dias ajudou desenvolvimento do milho no Paraná, diz Deral

Publicado em 06/06/2023 15:40
Algumas regiões enfrentam dificuldades com cigarrinhas e lagartas

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.            

De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho já tem 6% das lavouras em maturação, 56% em frutificação, 35% em floração e 3% ainda em descanso vegetativo.    

As regiões com mais áreas já em maturação são União da Vitória (70%), Francisco Beltrão (57%), Ponta Grossa (40%), Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e Pato Branco (30%), Pitanga (15%) e Umuarama (10%). 

Os técnicos do Deral classificam 85% das lavouras como em boas condições, 13% das lavouras em médias e 2% em ruins.         

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que há milho entrando na fase de maturação na região Norte, onde a ocorrência de chuvas no final de semana anterior foi benéfica, especialmente para as lavouras que foram semeadas tardiamente que sofriam com a falta de umidade. 

O registro de precipitações generosas também ajudou a aliviar a preocupação com a falta de umidade necessária para o pleno potencial do milho nas regiões Oeste e Centro-Oeste, que estão majoritariamente na fase de floração e frutificação. “As condições de desenvolvimento são normais e as primeiras lavouras estão entrando em maturação”, diz a publicação. 

A região Noroeste foi outra que recebeu precipitações nos últimos dias que favoreceram as áreas de segunda safra que estão, em sua maioria, em fase de frutificação e florescimento. “Para as lavouras que estão na fase de florescimento, essas chuvas permitirão a formação de grãos, porém, em algumas áreas, não será possível a recuperação, resultando em uma quebra de produção”, detalha o Deral. 

No Sudoeste do estado a chuva até forneceu suporte às lavouras de milho segunda safra, mas devido ao ataque da cigarrinha, estima-se que as lavouras de milho não apresentem uma produtividade satisfatória. 

Situação semelhante acontece na região Sul, onde a cultura está apresentando um bom desenvolvimento devido ao clima favorável até o momento, porém em algumas áreas ainda é esperada uma produção abaixo do esperado, devido ao ataque de cigarrinhas e, mais recentemente, de lagartas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário