Imea: mesmo com redução no custo de produção, preço do milho não cobre as despesas no Mato Grosso
![]()
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca que as o Custo Operacional Efetivo (COE) do milho no Mato Grosso recuou 0,72% ante ao levantamento do mês anterior.
“Essa queda no COE foi puxada pela retração do arrendamento -3,90%, operações mecanizadas -1,86% e insumos -0.34% (semente, fertilizantes, corretivos e defensivos) ante a abril/23”, detalha a publicação.
Ao mesmo tempo, o preço comercializado do milho no estado para safra 2023/24 apresentou desvalorização significativa no último mês, ficando em R$ 32,78 a saca. Assim, o Ponto de Equilíbrio para cobrir os custos com o COE ficou em R$ 42,52/sc, diferença de 22,91%.
“Dessa forma, é possível notar que o preço do milho já não cobre as despesas com o COE. Assim, considerando esse cenário de preços abaixo do P.E., seria necessário que o rendimento para a próxima temporada atingisse pelo menos 142,76 sc/ha para que um produtor modal consiga fechar os seus custos com o COE”, dizem os técnicos do Imea.
COLHEITA
Enquanto isso, a colheita da safra de milho segue avançando no Mato Grosso. O novo levantamento do Imea aponta que 8,35% das lavouras já foram colhidas no estado.
No mesmo período da safra passada este índice era de 16,61% e na média dos últimos cinco anos era de 25,57%.
0 comentário
Milho fecha com leves quedas em Chicago, enquanto B3 mantém ganhos nesta terça-feira
Exportações de milho começam outubro sem acelerar após setembro fraco
Milho tenta recuperação em Chicago, enquanto B3 opera majoritariamente em alta nesta terça-feira
Colheita de milho da China deve crescer; milho dos EUA “ainda não é opção”, diz diretor da Cofco Futures
Excesso de umidade pode alongar ciclo do milho verão e alterar janela da safrinha no PR
Milho recua em Chicago nesta terça-feira com mercado atento ao clima e à colheita dos EUA