HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Imea aumenta projeção de produção de milho no MT, mas também eleva consumo e reduz estoque final

Publicado em 04/07/2023 11:25
Clima positivo para as lavouras em junho deve ampliar a produtividade média do milho e compras do Governo Federal incrementaram a demanda pelo cereal

Logotipo Notícias Agrícolas

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca que a produtividade desta temporada deverá ser maior do que a esperada anteriormente, resultando em acréscimo na produção total do estado. 

Os técnicos do Imea mantiveram a área semeada em 7,41 milhões de hectares, mas reajustaram a produtividade para 112,68 sacas por hectare, 2,39% a mais do que a última projeção. Desta forma, a produção subiu para 50,15 milhões de toneladas, 6,69% ante ao mês anterior e 14,39% em relação à safra 21/22. 

“Essa maior projeção de produtividade para a safra se deu em razão do bom desenvolvimento das lavouras até o final de jun/23, segundo relatos dos informantes do Imea. Além disso, os rendimentos das áreas que estão sendo colhidas vêm confirmando as expectativas de incremento até a última sexta-feira (30/06)”, explica o Instituto. 

Demanda 

Além de ajustar os dados de produção, o relatório atualizou a demanda, que cresceu 1,47% ante a divulgação do mês anterior e foi para 49 milhões de toneladas. 

“Esse incremento foi puxado pelas aquisições públicas que ficaram estimadas em 250,00 mil toneladas, devido à divulgação do Governo Federal no dia 29/06 em adquirir milho para estoque nacional, após o preço do cereal ficar abaixo do preço mínimo (PGPM) divulgado pela Conab”, detalha. 

A projeção de consumo de outros estados subiu 11,38% e foi para 5,09 milhões de toneladas, enquanto o estoque final para a temporada 2022/23 foi estimado em 1,38 milhão de toneladas. 

oferta e demanda milho MT

Colheita 

Enquanto isso, a colheita do milho segue avançando no Mato Grosso e já chega em 33,06% do total semeado, de acordo com indicadores do Imea. 

Este patamar é inferior aos 55,50% registrados neste mesmo período da safra passada e aos 44,11% da média das últimas cinco safras. 

colheita milho imea
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário