HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho chega em 3% no Paraná com problemas nas produtividades

Publicado em 04/07/2023 15:44

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.               

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho já atingiu 3% do total. Até aqui, 32% das lavouras estão em maturação, 65% em frutificação e 3% ainda em floração.       

As regiões mais adiantadas na colheita são Guarapuava (55%), Irati e União da Vitória (50%), Cascavel (10%), Ponta Grossa (5%), Campo Mourão, Francisco Beltrão, Toledo e Umuarama (2%), Laranjeiras do Sul e Pato Branco (1%).  

Os técnicos do Deral classificam 82% das lavouras como em boas condições, 15% das lavouras em médias e 3% em ruins.     

As piores lavouras do estado estão em Paranavaí e Pato Branco (30%), Umuarama (10%), Laranjeiras do Sul, Cascavel e Francisco Beltrão (5%), e Campo Mourão (4%).        

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de segunda safra de milho estão em fase de frutificação e iniciando maturação na região Norte, onde as áreas se desenvolvem bem, beneficiados pelas condições climáticas. 

Nas regiões Oeste e Centro-Oeste, as áreas mais tardias estão registrando algumas doenças de final de ciclo devido ao período chuvoso. “A colheita começou e os técnicos relatam variação de produtividade”. 

A colheita se intensificou na região Noroeste, beneficiada pela ausência de chuvas. “Algumas lavouras ainda estão na fase de frutificação, com algumas já no processo de maturação”. 

No Sudoeste, a preocupação atual está relacionada ao prejuízo pelo ataque de cigarrinhas e doenças, resultando em uma produtividade abaixo de esperado. 

A colheita também começou na região Sul com expectativas não favoráveis. “Ainda há poucos talhões colhidos para grãos, portanto, ainda não é possível ter uma ideia precisa da tendência de produtividade para essa safra”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário