HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Clima dificulta trabalhos e colheita do milho segue nos 3% no Paraná

Publicado em 11/07/2023 15:44
Deral indica regiões já com queda de produtividade esperada

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho segue em 3% do total. Até aqui, 45% das lavouras estão em maturação, 54% em frutificação e 1% ainda em floração.        

As regiões mais adiantadas na colheita são Guarapuava e Irati (80%), União da Vitória (55%), Ponta Grossa (10%), Umuarama (6%), Francisco Beltrão e Paranavaí (5%), Cascavel e Toledo (4%), Campo Mourão (3%), Laranjerias do Sul e Pato Branco (2%). 

Os técnicos do Deral classificam 82% das lavouras como em boas condições, 15% das lavouras em médias e 3% em ruins.      

As piores lavouras do estado estão em Pato Branco (30%), Paranavaí (20%), Umuarama (10%), Laranjeiras do Sul, Cascavel e Francisco Beltrão (5%), e Campo Mourão (4%).         

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a segunda safra de milho está em boas condições fitossanitárias na região Norte, com a maioria das lavouras avançando para o estágio de frutificação e algumas áreas entrando em maturação. “As expectativas são boas, e as precipitações foram benéficas para a cultura”. 

A colheita começou de maneira lenta nas regiões Oeste e Centro-Oeste, ainda no aguardo da diminuição da umidade nos grãos. Os técnicos do Deral destacam que as lavouras apresentam bom desenvolvimento, embora alguns municípios tenham enfrentado maior incidência de cigarrinha e doenças foliares. 

As lavouras também estão em fase de frutificação e maturação na região Noroeste, com a colheita acontecendo de maneira lenta e em áreas específicas.  

Outra região com colheita começando lentamente é a Sudoeste, com trabalhos atualmente paralisados devido às precipitações ocorridas. 

Já no Sul, com lavouras em fase de frutificação e maturação, algumas áreas já iniciaram a colheita e é esperada uma produtividade abaixo do potencial para a cultura. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário