Colheita do milho avança para 11% no Paraná com regiões tendo produtividade dentro do esperado, diz Deral
![]()
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 11% registrados na semana passada para 17% do total. Do restante ainda em campo, 81% das lavouras estão em maturação, 19% ainda em frutificação.
As regiões mais adiantadas na colheita são Irati (98%), Guarapuava (95%), União da Vitória (80%), Pato Branco (60%), Ponta Grossa (40%), Toledo (38%), Francisco Beltrão (35%) e Cascavel (25%).
Os técnicos do Deral ainda classificam 83% das lavouras como em boas condições, 15% das lavouras em médias e 2% em ruins, mesmos índices da semana anterior.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de milho estão em boas condições na região Norte, apesar da falta de umidade. “Como a colheita deve ser intensificada nas próximas semanas, as empresas do setor estão preocupadas com a armazenagem, pois ainda pode haver entraves devido ao espaço ocupado pela soja nos silos”, destaca.
Por outro lado, o clima tem sido favorável ao avanço da colheita nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste, onde as lavouras colhidas apresentam produto de boa qualidade e produtividade dentro da estimativa inicial.
Ainda em fase de maturação, o milho da região Noroeste teve atraso na colheita em função das chuvas da semana passada, mas deve voltar a avançar nesta semana com o período seco previsto.
Na região Sul, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, com áreas em frutificação e maturação. A colheita já começou em alguns talhões maiores.
0 comentário
Milho fecha 6ªfeira se movimentando pouco na B3 e registrando desvalorizações semanais
Futuros do milho voltam do Natal subindo em Chicago
Milho mantém trajetória de valorização no começo de dezembro
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente positivos na B3
Retro 2025 - Milho/Cepea: Preço se mantém elevado em 2025, mesmo em meio à colheita recorde
Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira