HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho vai à 38% no Paraná com boa produtividade na maioria das regiões, relata Deral

Publicado em 15/08/2023 15:25

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                     

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 28% registrados na semana passada para 34% do total. Do restante ainda em campo, 93% das lavouras estão em maturação e 7% ainda em frutificação.          

As regiões mais adiantadas na colheita são Irati e Pato Branco (100%), Guarapuava (99%), Francisco Beltrão (93%), União da Vitória (90%), Pitanga (70%), Toledo (68%) e Ponta Grossa (65%). 

Os técnicos do Deral ainda classificam 81% das lavouras como em boas condições, 17% das lavouras em médias e 2% em ruins, mesmos índices da semana anterior.               

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita da safrinha teve início, mas com progresso lento devido à alta umidade dos grãos na região Norte. “Estima-se que poucas áreas tenham sido colhidas até o momento em comparação ao mesmo período do ano anterior. A cultura apresenta bom desenvolvimento, encontrando-se em estágios de enchimento de grãos e maturação. A expectativa é que a colheita se intensifique nesta semana devido às condições favoráveis”. 

A colheita também avançou nas regiões Oeste e Centro-Oeste, apesar de interrupções pelas chuvas recentes. “Até o momento, grande parte foi concluída, apresentando produtividade acima das expectativas médias”, destaca. 

No Sudoeste do Paraná os produtores avançam para concluir a colheita da segunda safra com produtividade abaixo do esperado devido aos problemas enfrentados durante o desenvolvimento da cultura, especialmente com a cigarrinha. 

As produtividades têm se mantido dentro das expectativas na região Sul, mas com custos elevados e preços baixos, os produtores apenas cobrem os custos, ou até mesmo registram margens negativas. 

Já na região Noroeste, as chuvas desta semana deixaram a colheita mais lenta, com produtores aguardando umidade adequada para retomar as atividades. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário