Imea indica que 65,33% do milho 22/23 já foi vendido no Mato Grosso; atraso continua
![]()
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que a comercialização do milho da safra 2022/23 avançou 6,79 pontos percentuais ao longo do mês de agosto e chegou à 65,33% do total produzido.
“Esse incremento mensal ocorreu devido à necessidade dos produtores em liberar espaço nos armazéns, além da alta nos preços médios comercializados em agosto/23 no estado”, explica o Imea.
O preço médio do milho do Mato Grosso fechou agosto na casa dos R$ 36,07 a saca, uma alta de 4,86% em relação ao registrado em julho/23.
Ao mesmo tempo, as vendas da próxima temporada (23/24) avançaram apenas 1,28 pontos percentuais e fecharam agosto em 7,90% do total previsto.
Mesmo diante desta elevação na comercialização, os técnicos do Imea relatam que as negociações para o ciclo continuam atrasadas ante a média dos últimos cinco anos em 27,55 p.p e do ano passado em 6,42 p.p.
“Essa comercialização mais lenta se deve às incertezas em relação à safra, principalmente, a área cultivada e aos preços, que, embora tenham apresentado valorização (+4,16%) em ago/23, ainda não cobrem o custo operacional efetivo para a temporada”, diz o Imea.
0 comentário
Milho sente pressão do trigo nesta terça-feira e registra leves baixas em Chicago
Chicago segue no aguardo do USDA e milho se movimenta pouco nesta terça-feira
Imea relata avanços nas vendas de soja, milho e algodão após melhora dos preços no Mato Grosso
Produtividades próximas das recordes resultam em gargalos logísticos e milho a céu aberto em Mato Grosso
Milho anda de lado em Chicago nesta terça-feira, com mercado esperando o USDA
Futuros do milho seguem o dólar e terminam segunda-feira com altas de até 1,5% na B3