HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Milho: com colheita da safrinha praticamente encerrada, Paraná já plantou 78% da safra de verão, diz Deral

Publicado em 26/09/2023 14:55

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                           

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 96% registrados na semana passada para 99% do total. Do restante ainda em campo, 100% das lavouras estão em maturação.    

Os técnicos do Deral ainda classificam 78% das lavouras como em boas condições, 21% das lavouras em médias e 1% em ruins.     

Ao mesmo tempo, o levantamento indica que o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 58% da semana passada para 71% das lavouras já semeadas, sendo 25% em germinação e 75% já em desenvolvimento vegetativo.      

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita da segunda safra avança na região Norte, com o milho apresentando produtividades variando de acordo com a época de semeadura. Ao mesmo tempo, os produtores seguem com as dessecações e aguardando condições climáticas para o plantio. 

A região Noroeste deverá encerrar a colheita nos próximos dias com produtividade levemente acima da média, enquanto o plantio segue andando e as lavouras se desenvolvendo bem. 

Apesar de a colheita do milho 2ª safra estar praticamente finalizada com resultados positivos em termos de produtividade, as regiões Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste sofrem com preços muito aquém do esperado pelos produtores. “A maioria não conseguirá cobrir os custos de produção”, diz o Deral. 

Na região Sul, o plantio do milho já foi praticamente concluído e a recomendação é pelo monitoramento e manejo da cigarrinha. “Já foram registrados pontos de infestação dessa praga”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário