Imea espera 13,59% menos milho em 2023/24 do que o registrado na safra 2022/23
![]()
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que a safra de milho 2023/24 no Mato Grosso deverá representar produção 13,59% menor do que a 2022/23.
A segunda estimativa para a safra 23/24 divulgada pelo Instituto aponta produção de 45,37 milhões de toneladas, patamar que é 13,59% menor do que o registrado na temporada anterior.
Justificando essa redução, os técnicos do Imea esperam que a área cultivada no estado recue 2,81% e fique em 7,28 milhões de hectares. “Esse cenário de queda na expectativa ainda é pautado pela desmotivação dos produtores, devido à desvalorização nos preços do cereal e rentabilidade apertada para a temporada futura”.
A produtividade também é estimada em patamar inferior à acompanhada em 22/23, ficando estimada em 103,85 sacas por hectare “devido a fatores que ainda podem impactar no rendimento durante o desenvolvimento da cultura. Como, por exemplo, o clima, no qual é esperado o fenômeno El Niño, além da possível ocorrência de pragas e doenças. Outro fator que ainda está em aberto e que pode influenciar na produtividade do ciclo são os investimentos no cultivo, como tecnologia de sementes e adubação que serão utilizados”, explica o Imea.
0 comentário
Milho fecha com leves baixas na B3 nesta 2ª feira e sente pressão do dólar
Seguindo a soja e de olho na China, milho recua em Chicago nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões
B3 realiza lucros nesta sexta-feira, mas acumula valorização semanal para o milho
Foco do produtor na soja ajuda a reduzir oferta de milho e traz suporte para cotações no Brasil
Futuros do milho abrem a sexta-feira com poucas movimentações em Chicago