HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Paraná tem colheita do milho verão e plantio da safrinha avançando juntos, aponta Deral

Publicado em 09/01/2024 15:00
Algumas regiões apresentam potencial para perdas de produtividade

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                                      

De acordo com o levantamento as lavouras da safra de verão de milho 2023/24 se dividem em 2% na fase de desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 54% em frutificação e 31% já em maturação. Enquanto isso, 1% da área já foi colhida até a última segunda-feira (08).   

As regiões que já começaram a colher são Paranaguá (15%), Campo Mourão e Laranjeiras do Sul (3%), Francisco Beltrão e Ponta Grossa (2%). 

Os técnicos do Deral ainda classificaram 77% das lavouras em boas condições de desenvolvimento, 20% em médias e 3% em ruins. 

Ao mesmo tempo, as lavouras de milho segunda safra ainda não chegam à 1% do total previsto, mas se dividem entre germinação (76%) e desenvolvimento vegetativa (24%). As áreas avaliadas como boas são 99% e como média 1%. 

As regiões mais adiantadas na semeadura são Guarapuava e Irati (25%), União da Vitória (20%), Laranjeiras do Sul e Pato Branco (5%) e Ponta Grossa (2%). 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a maior parte do milho verão está em frutificação e apresentando bom aspecto de sanidade na região Norte. “Porém, devido às altas temperaturas registradas e à ausência de chuvas gerais e volumosas, algumas lavouras estão sentindo os efeitos da baixa umidade, o que deve resultar na redução do potencial produtivo”. 

Nas regiões Oeste e Centro-Oeste o milho está em boas condições, com a maior parte das lavouras em fase de frutificação e iniciando a maturação. 

A colheita do milho verão já começou na região Sudoeste e deve se intensificar nos próximos dias. “A incidência de cigarrinha e o período chuvoso durante a floração devem impactar negativamente na produtividade”, avalia o Deral.  

As lavouras de milho estão apresentando bom vigor vegetativo e saúde, com a maioria das áreas entrando na fase de frutificação na região Sul. “Nas áreas implantadas no final do zoneamento agrícola, os produtores estão realizando o controle da ferrugem asiática na soja e da cigarrinha do milho, além de outros tratos culturais”, pontuam os técnicos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário