HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Calor e seca afetam desenvolvimento do milho no Paraná e Deral espera queda de produtividade

Publicado em 16/01/2024 16:30

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                                       

De acordo com o levantamento as lavouras da safra de verão de milho 2023/24 se dividem em 1% na fase de desenvolvimento vegetativo, 10% em floração, 46% em frutificação e 43% já em maturação. Enquanto isso, 5% da área já foi colhida até a última segunda-feira (15).    

As regiões que já avançaram mais na colheita são Umuarama (100%), Irati (30%), Paranaguá (25%) e Campo Mourão (8%). 

Os técnicos do Deral ainda classificaram 73% das lavouras em boas condições de desenvolvimento, 23% em médias e 4% em ruins.  

Ao mesmo tempo, as lavouras de milho segunda safra já plantadas chegaram à 4% do total previsto, e dividem entre germinação (91%) e desenvolvimento vegetativa (9%). As áreas avaliadas como boas são 99% e como média 1%.  

As regiões mais adiantadas na semeadura são União da Vitória (40%), Guarapuava (35%), Irati (30%) e Pato Branco (20%). 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita deverá começar nos próximos dias na região Sudoeste e a expectativa é de produtividade menor, embora ainda razoável. Ao mesmo tempo, o plantio segue travado com produtores esperando a ocorrência de chuvas. 

Nas regiões Oeste e Centro-Oeste, as lavouras de 1ª safra têm boas condições de desenvolvimento e tiveram ciclo acelerado pelo calor. Já o milho 2ª safra começou a ser plantado em áreas que receberam chuvas pontuais.  

O milho está sentindo os efeitos do calor excessivo e da falta de chuvas regulares também na região Sul. “A colheita do milho da 1ª safra começou, porém de maneira lenta. A colheita do milho para a produção de silagem também está em curso, e os produtores relatam uma diminuição na produtividade”, explica o Deral. 

lavoura de milho em Almirante Tamandaré PR - Deral
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário