Plantio da safrinha avança rápido no Paraná, reporta Deral
![]()
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento as lavouras da safra de verão de milho 2023/24 se dividem em 1% ainda em floração, 25% em frutificação e 74% já em maturação. Enquanto isso, 36% da área já foi colhida até a última segunda-feira (05).
Os técnicos do Deral ainda classificaram 66% das lavouras em boas condições de desenvolvimento, 28% em médias e 6% em ruins.
Ao mesmo tempo, as lavouras de milho segunda safra já plantadas chegaram à 32% do total previsto, e dividem entre germinação (53%) e desenvolvimento vegetativo (47%). As áreas avaliadas como boas são 91% e como média 9%.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de verão estão em maturação na região Norte, enquanto o plantio da safrinha deve ser intensificar conforme o avanço da colheita da soja.
A região Oeste está se beneficiando do avanço rápido da colheita da soja para semear o milho segunda safra em um período bastante favorável. “O milho está sendo semeado à medida que há umidade para o plantio do mesmo, pois o investimento é alto. Se as condições permanecerem favoráveis, é esperada uma boa safra, o que pode ajudar os produtores a mitigarem prejuízos na cultura da soja”, diz o Deral.
Já no Sudoeste paranaense, a colheita de verão avança e as produtividades do milho estão abaixo do esperado pelos produtores. No Sul a colheita também está em andamento e as produtividades apresentam grande variação.
0 comentário
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago
Em meio a ritmo lento de vendas, B3 fecha quinta-feira com desvalorização do milho
Sinais de demanda forte dão sustentação para os futuros do milho em Chicago nesta quinta-feira