Milho: Mercado tem fortes e novas altas na B3 com clima preocupando e corte na safra do BR pela Conab

Publicado em 12/03/2024 12:17

Logotipo Notícias Agrícolas

Os preços do milho voltam a subir na B3 de forma expressiva na B3 nesta terça-feira (12). As cotações continuam refletindo as condições adversas de clima que se apresentam para a safrinnha e testam ganhos de quase 2% no início da tarde de hoje, com o maio sendo cotado a R$ 62,81 e o setembro com R$ 62,76 por saca. O mercado no Brasil acompanha o avanço do cereal na Bolsa de Chicago - com altas de 1,75 a 4 pontos nos principais vencimentos - e do dólar frente ao real. 

A semana marcada pelo calor intenso, com temperaturas superando os 40ºC em algumas regiões do Centro-Sul do Brasil, mantém sinais de alerta acesos para a segunda safra de milho, que tem seu plantio em fase final e o desenvolvimento das lavouras em curso nas principais regiões produtoras do país. O Brasil segue sentindo os efeitos do El Niño. 

"A quebra desta onda de calor só irá ocorrer mais para o final da semana, quando uma nova onda de frio na região Sul começará a se deslocar para a região Central e Sudeste do Brasil, diminuindo gradualmente as temperaturas", afirma o time da Agrinvest Commodities. 

Leia mais:

+ Onda de calor deve se intensificar nos próximos dias com temperaturas próximas a 40 graus em toda metade Sul país

+ Rio Grande do Sul deve registrar chuvas isoladas de até 200 milímetros nos próximos 10 dias

Ainda segundo os especialistas da consultoria, este cenário "gera preocupação pontual para as lavouras já estabelecidas de milho safrinha. o plantio nas principais regiões ocorreu bem e de forma acelerada, mas se o estresse térmico e poucoas chuvas se alongarem por mais dias, isso pode representar algum risco para a produtividade da safra". 

Ainda nesta terça-feira, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) voltou a cortar sua projeção para a safra de milho no Brasil, e o "ajuste foi realizado perante uma redução de área, saindo de 20,444 milhões de hectares em fevereiro para 20,361 milhões na estimativa de março. Os níveis de produtividade saíram de 5,561 apara 5,538 quilos por hectare", complementa a Agrinvest. 

Desta forma, o último número projetado pela estatal é de uma produção total de milho no Brasil de 112,725 milhões de toneladas, contra 113,696 milhões na estimativa de fevereiro. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário