Deral indica que 43% das lavouras de milho do Paraná não estão em boas condições
![]()
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, as lavouras da segunda safra de milho se dividem entre 1% ainda em desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 70% em frutificação e 16% já em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 57% das lavouras como em boas condições, 29% em médias e 14% em ruins.
O boletim também apontou o início dos trabalhos de colheita no estado. Ainda insuficientes para marcar porcentagem no total paranaense, as atividades começaram em Campo Mourão, Francisco Beltrão e Irati.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a segunda safra de milho está com muitas áreas em enchimento de grãos na região Norte, mas com condições piorando devido ao déficit hídrico. “Os técnicos das cooperativas apontam perdas ainda mais relevantes em relação ao potencial”.
Os produtores também estão preocupados na região Noroeste, onde não chove a mais de um mês, com déficit hídrico no solo e às altas temperaturas. “Considerando que boa parte das áreas cultivadas está em fase de floração e enchimento de grãos, o déficit hídrico está diminuindo o potencial produtivo da cultura”, dizem os técnicos do Deral.
As regiões Oeste e Centro-Oeste também sofrem com o déficit hídrico e já é esperada quebra de produção em parte das localidades. “Algumas áreas de milho estão mostrando sinais visíveis de problemas, principalmente devido a maioria das lavouras estar em fase de florescimento e frutificação”, aponta o Deral.
0 comentário
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago
Em meio a ritmo lento de vendas, B3 fecha quinta-feira com desvalorização do milho
Sinais de demanda forte dão sustentação para os futuros do milho em Chicago nesta quinta-feira