Seca ajuda avanço da colheita do milho no Paraná mas afeta produtividade em diversas regiões, diz Deral
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 42% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 29% da semana passada. O restante se divide entre 14% ainda em frutificação e 86% já em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 48% das áreas como em boas condições, 34% como em médias e 18% em ruins. Esses índices mostram piora ante aos 52%, 31% e 17%, respectivamente, registrados até a semana anterior.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que, com a maior parte das lavouras em maturação, a região Norte apresenta produtividades abaixo das estimadas após quase 30 dias sem precipitações.
Por outro lado, a condição de seca ajuda o avanço da colheita na região Noroeste, onde as produtividades também estão muito baixas, inclusive com algumas lavouras não sendo colhidas para produção de grãos e sendo destinadas à silagem.
As regiões Oeste e Centro-Oeste também registram avanço rápido da colheita devido ao baixo índice de umidade. Os técnicos do Deral apontam que “há variações importantes na média de produtividade, com algumas lavouras registrando perdas expressivas, especialmente na região com solos mais arenosos”.
Já na região Sudoeste, as primeiras áreas colhidas tiveram produtividade satisfatória, animando os produtores. Apesar disso, as produtividades estão diminuindo conforme os trabalhos avançam.
Por fim, a região Sul registra rendimentos de acordo com as previsões iniciais, ou mesmo acima em alguns casos.
0 comentário

Milho fecha no vermelho na B3 nesta 2ª feira, com pressão do dólar, gripe aviária e safrinha

Milho/Cepea: Oferta elevada mantém pressão sobre cotações

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago