Onda de calor pode reduzir colheita de milho da Ucrânia em 6 mi t, dizem produtores
![]()
KIEV (Reuters) - Uma onda de calor recorde em julho na maior parte das regiões da Ucrânia pode reduzir a safra de milho de 2024 em cerca de 6 milhões de toneladas em relação ao nível do ano passado, alertou o grupo de produtores Conselho Agrário Ucraniano (UAC).
O grupo não forneceu uma previsão para o total da colheita resultante, mas sua expectativa está alinhada com uma projeção da semana passada do sindicato ucraniano de comerciantes de grãos UGA, que previu uma colheita de milho em 2024 de 23,4 milhões de toneladas, em comparação com 29,6 milhões em 2023.
Denys Marchuk, vice-chefe da UAC, disse no fim de semana que a produção de milho em muitas regiões pode cair cerca de 30% devido ao mau tempo, embora o governo esteja menos pessimista. O ministro interino da fazenda disse no mês passado que o rendimento da safra tardia pode cair até 15% na maioria das regiões.
Separadamente, o grupo de analistas APK-Inform disse na segunda-feira que as temperaturas diminuíram ligeiramente nos últimos dias de julho, mas as condições gerais permaneceram desfavoráveis.
"As condições agrometeorológicas se suavizaram ligeiramente, mas permaneceram em nível desfavorável para a formação do rendimento das colheitas tardias", disse a consultoria citando meteorologistas estatais ucranianos.
Os meteorologistas afirmaram que o período prolongado de altas temperaturas do ar e do solo, combinado com a falta de precipitação, levou à intensificação e à disseminação das condições de seca, o que afetou negativamente o crescimento e o desenvolvimento das culturas tardias.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago
Em meio a ritmo lento de vendas, B3 fecha quinta-feira com desvalorização do milho
Sinais de demanda forte dão sustentação para os futuros do milho em Chicago nesta quinta-feira