Deral indica colheita do milho perto do fim no Paraná e "dificuldades para cobrir os custos"
![]()
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 96% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 92% da semana passada. O restante está totalmente em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 29% das áreas como em boas condições, 45% como em médias e 26% em ruins. Esses índices ficaram superiores aos 27%, 46% e 27%, respectivamente, da semana anterior.
Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, “ainda restam alguns talhões a serem colhidos e os trabalhos foram parcialmente interrompidos devido à alta umidade dos grãos. Ainda assim, os trabalhos estão bastante adiantados em relação à safra anterior”.
Sobre os rendimentos, os técnicos apontam que “em regiões onde a pluviometria ajudou o desenvolvimento, alguns produtores que haviam semeado milho para ensilar acabaram colhendo grãos. Já em regiões afetadas pela seca, os produtores enfrentam dificuldades para cobrir os custos e a comercialização segue lenta”.
A publicação acrescenta ainda que, “foram registradas geadas em grande parte do Paraná neste fim de semana, inclusive em áreas mais ao norte do estado, porém em sua maioria fracas ou em baixadas. As chuvas que a precederam foram favoráveis, de maneira geral”.
0 comentário
Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado