Plantio do milho no Paraná salta 17 pontos percentuais na semana, aponta Deral
![]()
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 46% das lavouras da primeira safra de milho 2024/25 já foram plantadas no estado, avançando dos 29% da semana passada.
As regionais mais adiantadas na semeadura são Umuarama (100%), Ponta Grossa (75%), Francisco Beltrão e Pato Branco (70%), Guarapuava (61%) e Irati (45%).
As áreas já em campo se dividem entre 40% ainda em germinação e 60% já em desenvolvimento vegetativo. Os técnicos do Deral ainda classificaram 97% das áreas como em boas condições e 3% como em médias.
“A baixa umidade do solo e as altas temperaturas não desanimaram completamente os produtores, que continuaram o plantio de milho mesmo nessas condições”, apontam os técnicos do Deral.
A publicação também relata que, “a confirmação das chuvas trouxe alívio e espera-se que ofereçam suporte para a germinação e o desenvolvimento inicial da cultura”.
Mesmo que ainda no início do ciclo, a pressão de pragas já é ponto preocupante para o milho verão paranaense. “Parte das lavouras em desenvolvimento apresenta grande incidência de cigarrinhas e tripes”, relatam os técnicos do Deral.
0 comentário
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago
Em meio a ritmo lento de vendas, B3 fecha quinta-feira com desvalorização do milho
Sinais de demanda forte dão sustentação para os futuros do milho em Chicago nesta quinta-feira