Conab aponta plantio do milho verão em 36,8% e destaca volta dos avanços no Sul
![]()
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.
Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 32,3% da semana anterior para 36,8% até o último dia 27 de outubro.
Este patamar é inferior aos 37,2% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados mais adiantados na semeadura de verão são Paraná (95%), Santa Catarina (86%), Rio Grande do Sul (81%), Minas Gerais (17%), São Paulo (15%) e Goiás (10%).
O tempo estável permitiu a retomada do plantio no Rio Grande do Sul, especialmente no Planalto Superior. No estado, a condição geral das lavouras permanece boa, assim como no Paraná, que chega perto de terminar a semeadura.
Em Minas Gerais e Santa Catarina a boa umidade acumulada no solo também favoreceu o plantio da safra de verão.
Por outro lado, o plantio está apenas no início em Goiás e avança lentamente em São Paulo devido à priorização da semeadura da soja.
Os técnicos da Conab indicaram ainda que 13,3% das áreas plantadas estão em fase de emergência, 53,7% avançaram para desenvolvimento vegetativo e os 33% restantes já estão em floração.
0 comentário
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago
Em meio a ritmo lento de vendas, B3 fecha quinta-feira com desvalorização do milho
Sinais de demanda forte dão sustentação para os futuros do milho em Chicago nesta quinta-feira