Conab indica plantio do milho verão perto do fim no PR e SC, e falta de chuva no RS
![]()
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.
Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 42,1% da semana anterior para 48,7% até o último dia 10 de novembro.
Este patamar segue superior aos 46,8% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados mais adiantados na semeadura de verão são Paraná (98%), Santa Catarina (94%), Rio Grande do Sul (84%), São Paulo (70%), Minas Gerais (39,13%), Goiás e Bahia (14%).
No Paraná e em Santa Catarina, os trabalhos de plantio estão próximos do final e as lavouras estão em boas condições diante de condições climáticas favoráveis.
Já em Minas Gerais, a semeadura está atrasada em função da priorização da soja e em Goiás, pelas chuvas que reduzem o ritmo das atividades.
Uma parcela das lavouras do Rio Grande do Sul já iniciou o florescimento e algumas áreas apresentam sintomas de déficit hídrico devido à redução das precipitações coincidindo com a fase de maior demanda hídrica.
Os técnicos da Conab indicaram ainda que 12,1% das áreas plantadas estão em fase de emergência, 73,1% avançaram para desenvolvimento vegetativo e os 9,6% restantes já estão em floração.
0 comentário
China vai demandar mais alimentos nos próximos anos e Brasil terá papel fundamental nesse cenário
Chicago devolve parte dos ganhos dos últimos dias e futuros do milho operam levemente negativos
Milho fecha com leves altas em Chicago nesta 3ª feira e contrato dez/26 acima dos US$ 5/bushel
Em meio às geadas e falta de chuvas, B3 fecha segunda-feira com valorização de 0,6% para o milho
Brasil exportou mais de 10 vezes mais milho por dia de maio/26 do que em maio/25, mas recebeu 41% menos por cada tonelada
USDA anuncia novas vendas de milho nesta segunda-feira e futuros seguem se valorizando em Chicago