China está na "iminência" de abrir mercado de farelo de milho ao Brasil, diz Fávaro
![]()
(Reuters) - A China está na iminência de abrir seu mercado para o farelo de milho do Brasil, disse nesta quinta-feira o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante evento do setor em Mato Grosso.
Ele citou o DDG, um coproduto da indústria de etanol de milho.
"Estamos na iminência de nos próximos dias abrir o mercado da China para o nosso DDG, garantindo esta sustentabilidade", disse Fávaro, em seu discurso.
O ministro lembrou que mais de uma dezena de países já estão abertos ao DDG brasileiro, tais como México, Reino Unido, Angola, Vietnã, Turquia e Tailândia.
Ele também destacou que, no plano interno, o Brasil deverá elevar "em breve" a mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 27% para 30%, assim como a composição de biodiesel no diesel, de 14% para 15%.
No caso do biodiesel, a elevação da mistura foi suspensa este ano por preocupações inflacionárias, já que a maior parte da matéria-prima é o óleo de soja.
No caso do etanol na gasolina, testes indicaram recentemente a viabilidade, e o setor espera uma mudança ainda para este ano.
(Por Roberto Samora, em São Paulo)
0 comentário
Exportações de milho começam setembro ainda abaixo de 2025, mas ritmo reage após agosto fraco
Futuros do milho com leves recuos em Chicago antes do USDA desta terça-feira
Plantio do milho verão chega a 11% e supera 2025 e média histórica
Milho volta do feriado com leves altas na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preço segue em alta; safra de verão começa no Sul
Milho recua em Chicago nesta sexta-feira, mas CBOT e B3 encerram a semana com ganhos