Conab aponta colheita do milho em 2% e destaca produtividades iniciais positivas
![]()
A colheita das lavouras de milho segunda safra segue avançando lentamente no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (7), 2% das lavouras já haviam sido colhidas.
O índice subiu dos 0,8% registrados até a última semana, mas fica atrás dos 7,5% contabilizados no mesmo período do ano passado e dos 4% da média das últimas cinco temporadas.
Os trabalhos estão mais adiantados no Maranhão (6%), Paraná (3%), Mato Grosso (2,5%), Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (1%).
Ao mesmo tempo, 50,8% das áreas estão em maturação, 43,5% em enchimento de grãos, 3,6% em floração e 0,1% ainda em desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos da Conab destacam o aumento do número de lavouras atingindo a maturação no Mato Grosso, com as primeiras áreas colhidas apresentando rendimento superior às estimativas iniciais.
Já no Paraná, a chuva atrasou a colheita, mas favoreceu as lavouras em florescimento. Mato Grosso do Sul também se beneficiou do clima, com a redução das temperaturas ajudando a controlar as pragas.
0 comentário
Milho despenca quase 3% em Chicago nesta segunda-feira com mercado esperando o USDA e olhando lavouras dos EUA
Presidente da Abramilho participa do Congresso MAIZAR 2026 e destaca articulação política do agro
Ainda de olho no clima, milho de Chicago registra desvalorizações de dois dígitos nesta segunda-feira
Clima segue positivo nos EUA e pressionando cotações do milho, que recuam nesta segunda-feira em Chicago
AgRural: Com tempo frio e úmido, colheita da safrinha de milho atinge 22% no Centro-Sul
Milho/Cepea: Queda dos preços perde força