Brasil já plantou 14,7% do milho verão, indica Conab
![]()
As atividades nas lavouras de milho primeira e segunda safras seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (13), 14,7% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 9,6% registrados até a semana passada e fica à frente dos 12% do mesmo período de 2024 e dos 12,9% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Rio Grande do Sul, com 53%, seguido por Paraná (24%) e Santa Catarina (15%). Até aqui, 48,5% das áreas ainda estão em emergência e 51,5% avançaram para desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos da Conab destacam que mais da metade da área foi semeada no Rio Grande do Sul, com as chuvas recentes auxiliando no condicionamento dos solos para o plantio.
“Observou-se baixas temperaturas, inclusive com registros pontuais de geadas, que tornam o desenvolvimento vegetativo da cultura mais lento, porém ainda sem danos significativos sobre o potencial produtivo”, diz a publicação.
No Paraná, houve bom avanço da semeadura com a maior parte das lavouras apresentando boas condições, apesar de estresse hídrico ser registrado no Norte do estado.
SAFRINHA
Enquanto isso, os trabalhos de colheita da segunda safra de 2025 seguem avançando e se aproximando da finalização. Até o último domingo (13), 99,1% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 98,3% registrados até a semana passada e fica à frente dos 97,6% da média dos últimos cinco anos, mas atrás dos 100% do mesmo período de 2024.
0 comentário
Entre queda da soja e alta do trigo, milho se apoia na demanda e fecha 5ªfeira com altas em Chicago
Fatores econômicos passam a pesar e milho tem leves recuos em Chicago
Dólar caindo no mercado internacional segue trazendo elevações para os futuros do milho em Chicago
Clima na Argentina, petróleo e demanda sustentam valorizações para o milho de Chicago nesta quarta-feira
Queda do dólar segue trazendo suporte para altas do milho em Chicago nesta terça-feira
Milho abre a quarta-feira subindo em Chicago impulsionado por dólar, exportações e Trump