Plantio do milho verão chega em 42% ainda com lentidão em alguns estados
![]()
As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (1), 42,8% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 40% registrados até a semana passada e fica à frente dos 42,1% do mesmo período de 2024, mas atrás dos 44,5% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Paraná, com 98%, seguido por Santa Catarina (89%), Rio Grande do Sul (86%), São Paulo (32%), Minas Gerais (13,7%), Bahia (8%) e Goiás (3%). Até aqui, 13,2% das áreas ainda estão em emergência, 85,9% avançaram para desenvolvimento vegetativo e 0,9% já chegaram em floração.
Os técnicos da Conab destacam que o plantio está avançando ainda lentamente em Minas Gerais e Goiás, principalmente em áreas de pivô central devido à concorrência com a semeadura da soja.
No Rio Grande do Sul, a semana teve presença de uma frente fria que trouxe precipitações para diversas regiões do estado. “Esse cenário foi benéfico, visto que os níveis de umidade nos solos estavam abaixo do ideal, especialmente para as lavouras em fase reprodutiva”, aponta a publicação.
Enquanto isso, a semeadura se aproxima da finalização no Paraná, com a grande maioria das áreas apresentando bom desenvolvimento. “Danos ocorridos devido às fortes chuvas ocorridas no final de semana ainda serão mensurados”, relatam os técnicos da Conab.
0 comentário
Colheita do milho avança para 35% da área total cultivada no Rio Grande do Sul
Futuros do milho seguem subindo na B3 e Brandalizze vê espaço para mais ganhos
Brasil fecha janeiro/26 exportando mais milho do que o registrado em janeiro/25
Nova tecnologia agrícola atua como uma “vacina” e reduz os efeitos dos estresses nas plantas
Milho abre a quinta-feira recuando em Chicago de olho na produção de etanol
Milho da B3 realiza lucros nesta quarta-feira, mas viés segue sendo positivo