Plantio do milho verão avança e já passa de 52% no Brasil, indica Conab
![]()
As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (15), 52,6% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 47,7% registrados até a semana passada e fica à frente dos 52,4% do mesmo período de 2024, mas atrás dos 53% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Paraná, com 100% já finalizado, seguido por Santa Catarina (97%), Rio Grande do Sul (86%), São Paulo (60%), Minas Gerais (35%), Bahia (34%) e Goiás (12%). Até aqui, 15,4% das áreas ainda estão em emergência, 72,9% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 10,9% estão em floração e 0,8% já avançaram para enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que a volta das chuvas ajudou no avanço do plantio em Minas Gerais, mas em algumas regiões como a Noroeste, as operações pararam devido aos baixos volumes registrados. Já no Rio Grande do Sul, as precipitações ocorridas e as temperaturas amenas favoreceram o desenvolvimento do cereal.
Enquanto isso, no Paraná, o tempo úmido da semana impediu a realização de tratos culturais em várias regiões, aumentando a pressão de pragas. Em Santa Catarina, as baixas temperaturas também retardaram o desenvolvimento da cultura no meio-oeste e no planalto sul.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira